Uncategorized

Mais um passo brasileiro rumo às smartcities

mO Centro de Operações do Rio não é o único passo brasileiro rumo ao futuro da organização urbana. O conceito de cidade inteligente vem sendo implementado, através de um alto investimento público e privado, também no nordeste, a poucos metros de Recife.

Ao redor da Arena Pernambuco, um dos estádios sedes da Copa 2014, está sendo erguida a chamada Cidade da Copa, em uma área de aproximadamente 240 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol. Ainda que timidamente, o empreendimento tem características que remetem claramente às smart cities, a exemplo de Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, nos Emirados Árabes.

A ilha de Songdo, na Coreia do Sul, ainda está em construção e vai consumir apenas 30% da energia necessária para manter uma cidade de seu porte.

A nova cidade pernambucana terá campus universitário, centro de convenções, prédios residenciais e comerciais, tudo interligado por tecnologia wireless e monitorado 24 horas por dia por uma elaborada central de comando, assim como no Rio de Janeiro. O projeto inclui ainda uma série de medidas sustentáveis, como a utilização de energia solar e a adoção de modernos sistemas de reciclagem do lixo.

Leia mais sobre a Arena Pernambuco e a Cidade da Copa.