2024
Lemos, A. L. M. (2024). Erros, falhas e perturbações digitais em alucinações das IA generativas: tipologia, premissas e epistemologia da comunicação. MATRIZes, 18(1), 75-91.
Lemos, A. (2024). Artificial Intelligence’s Staging. In Sociétés, vol. 163, no. 1, pp. 25-39.
Lemos, A. (2024). Fake News as Digital Disruption: Unravelling Algorithmic Logic in the Spread of Disinformation. In Golçalves, A; Torre, L., Victor Melo, P. (eds). Inteligência Artificial e Algoritmos. Desafios e Oportunidades para os Media. Labcom, UBI, Covilhã, 2024, pp. 69-82.
Lemos, A. A comunicação precária. in Revista Hermès. Brasil, do páis do futuro às incomunicações do presente. Paris, CNRS Éditions, Porto Alegre, Sulina. 2024. pp. 69-80.
Lemos, A. Verbetes “Cibercultura” e “Tecnologia”. In Machado da Silva, J. et. al., Dicionário Maffesoli. Porto Alegre, Sulina/ ISBN – 978-65-5759-179-6, pp.84-85 e pp. 236 – 237.
Lemos, A. et al. Transformação digital e dinâmicas sociais: a internet entre os Mebêngôre-Kayapó. In Santaella, L., Cruz, K. Amazônia Digital. SP, Edição das Letras e Cores
Lemos, A.; Oliveira, A. Formatação, visibilidade e exclusão de pessoas trans* no Tinder. Revista Famecos, v.31, n.1.
André Lemos, Podcast: sound emission, future of radio and cyberculture, Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora : v. 15 n. 1 (2024): Dossiê Pioneirismo nos estudos em podcasting
2023
Lemos, A; Grohman, R; Packer, L; Martins, H. (2023). Plataformas Digitais, o que limitar e o que vetar. In Penteado, C.; Pellegrini, J. Amadeu da Silveira, S. (orgs). Plataformização, Inteligência artificial e soberania de dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030. SP, Ação educativa, 2023, pp. 37, 59. ISBN – 978-65-6050-004-4.
Lemos, A. Errores en la cultura digital. In Carlon, Mario (org). Lo contemporáneo: indagaciones sobre el cambio de época en/desde América Latina. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires. Instituto de Investigaciones Gino Germani – UBA, 2023. pp. 65-90, ISBN 978-950-29-2004-7
LEMOS, A. (2023). Infopoder e Políticas da Ciência. O Sistema de Avaliação da Produção Científica e Tecnológica no Brasil. In Martins, M.L.; Pires, H. Políticas de Ciência e da Língua, Publicação Científica e Rankings Académicos. Minho, Ed. Universidade do Minho. pp. 153-164.
LEMOS, A. (2023). O Futuro da Sociedade de Plataformas no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 46, p. 1/e2023115-14, 2023.
LEMOS, A. ; Oliveira, A. Banida por ser trans? Enviesamentos algorítmicos, plataformas e denúncia no Tinder. Comunicação e Sociedade, v. 45, p. 129-160, 2023.
2022
LEMOS, A. ; HUF, N. Proposta de análise e definição dos data comics jornalísticos. In Estudos em Jornalismo e Mídia. Volume 19 nº2 (2022).
Lemos, A. O Pensamento de Bruno Latour (1947-2022). In Interfaces Científicas. Humanas e Sociais V.9, N.3, 2022, ISSN Digital: 2316-3801, DOI: 10.17564/2316-3801.2020v9n3p469-47, pp. p.469-479
LEMOS, A; BASTOS, G. A influência das plataformas digitais no trabalho dos beatmakers de hip-hop de Salvador. In Comunicação & Informação. Vol. 25 (2022).
Lemos, A. Privacidade e Infopoder. In Santaella, L (org.). Simbioses do Humano e Tecnologias. SP. EdUSP, IEA-USP, 2022, pp. 33-50.
LEMOS, A; MOURA, T. Cidade Inteligente e Inteligência de Dados. Análise do aplicativo NOA Cidadão da Prefeitura Municipal de Salvador. In Comunicação, Mídia e Consumo. Vol. 19, n. 55 (2022).
LEMOS, A.; OLIVEIRA, A. Aplicativos de Transporte e Violência contra Mulheres: “Dispositivo de segurança” da Uber, 99 e Cabify-Easy”. In e-Compós, ahead of print, 09/05/2022. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.2600
FIRMINO, R. LEMOS, A. LOPES, Catarina MARQUES, Daniel and MATOS, Eurico. Smart Pandemic Surveillance?: A Neo-Materialist Analysis of the “Monitora Covid-19” Application in Brazil | Surveillance & Society (queensu.ca).In Surveillance & Society. Vol. 20 No. 1 (2022): Open Issue.
Fernandes, A.; Lemos, A.; Vasconcelos, P. Cidade e Inteligência. In Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Bahia., Salvador, Academis de Ciência da Bahia, maio de 2022.