Uncategorized

Pesquisadores do Lab404 apresentam mesa redonda no Congresso UFBA

Nesta sexta-feira (17), alguns pesquisadores do Lab404 apresentarão mesa redonda na oitava edição do Congresso UFBA. A mesa será conduzida em regime presencial, das 10h30 às 12h, na Sala 12 da Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM).

Na mesa, os membros do Lab404 discutirão suas pesquisas com o público. O doutorando Frederico Ramos Oliveira, assim como o mestrando Guilherme reis, trarão duas perspectivas sobre o papel das agências governamentais de checagem e das plataformas no combate e na circulação das fake news.

A doutoranda Amanda Nogueira de Oliveira e o mestrando Walmir Estima pesquisam diferentes olhares sobre as plataformas. Amanda discute exemplos de sistemas e a transgeneriedade, investigando elementos que constroem condições trans-excludentes em plataformas digitais. Walmir estuda o cooperativismo de plataformas e o que é entendido como colonialismo de dados, analisando os processos de dataficação em cooperativismo de plataformas, onde trabalhadores buscam se desvencilhar da depedência das bigh techs.

As cidades inteligentes são objetos das pesquisas da mestranda Allyneanhy Alves e do mestrando Thalis Mâcedo. Allyneanhy examina a dataficação da administração pública da cidade de Salvador, enquanto Thalis investiga a inteligência de dados desenvolvida pelo NOA Cidadão, aplicativo da Transalvador/Prefeitura Municipal de Salvador.