Confira a publicação do material abaixo.
André Lemos publica artigo no livro Políticas de Ciência e da Língua, Publicação e Rankings Académicos, organizado por Moisés Lemos Martins e Helena Pires, discutindo “infopoder” e quantificação da produção científica.
Resumo do artigo:
O objetivo desse artigo é reforçar a ideia pragmática de que somos for-matados pelos dados e que os mesmos devem ser objeto de debates po-líticos para a definição de ações na área científica. Para essa discussão, o texto adota o conceito de “infopoder” (Koopman, 2019). Sem dados somos invisíveis, com os dados, somos produzidos. É nesse dilema que se torna necessário encontrar uma forma de falar bem do problema dos índices de qualificação de revistas, livros e eventos, dos julgamentos por pares, das taxas exigidas de produtividade e dos baremas estabelecidos para as ava-liações de instituições de ensino e pesquisa. Discute-se a questão em meio a pandemia da COVID-19 e a atual situação brasileira de enfraquecimento de sistemas consolidados de avaliação, bem como no movimento de deses-truturação das atividades de pesquisa científica e tecnológica no país.
André Lemos in “Infopoder e Políticas da Ciência. O Sistema de Avaliação da Produção Científica e Tecnológica no Brasil”, 2023.