No dia 29 de março, pela manhã, André Lemos ministrará a palestra de encerramento do seminário “Direito e Cibernética”, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Confira um resumo do evento:
Os Desafios Atuais da Internet das Coisas.
Os principais desafios da Internet das Coisa (IoT) estão no estabelecimento de protocolos e padrões que façam com que os objetos conversem de forma mais segura para usuários, governos e empresas.
Os sensores e as redes devem ser mais confiáveis já que são por onde a sensibilidade dos objetos opera. Esses sistemas, gerando em um futuro próximo uma comunidade de coisas inteligentes, devem ser protegidos para que a ação sobre outros objetos e as decisões baseadas nos dados sejam tomadas de forma confiável. Os dados devem ser sempre contextualizados e compreendidos como enviesados e não neutros. Softwares e algoritmos produzem a realidade e não apenas a leem e a interpretam de forma neutra. A nova “sensibilidade performativa” dos objetos na IoT traz grandes desafios à atual cultura digital, criando ações de controle, monitoramento, vigilância e ameaças à privacidade. Vamos apontar os cinco principais desafios: 1. Segurança (dados pessoais estocados e compartilhados podem ser desviados, interceptados e utilizados para fins não previstos); 2. Mineração de dados (previsões e inferências sobre o presente e o futuro como previsões de crime, de comportamento, guiando e criando uma governamentalidade algorítmica); 3. Controle, monitoramento e vigilância da vida pessoal (coleta de dados de hábitos dos usuários sob forte escrutínio de empresas, governos e do próprio indivíduo); 4. Algocracia (automatização dos processos e tomadas de decisão baseados na “neutralidade algorítmica” por empresas, governos e indivíduos); 5. Subjetividade (construção do sujeito como resultado da gestão de dados e performances administradas por dispositivos com sensibilidade performativa).