Desde o dia 12 de abril, a Comissão Europeia realiza uma consulta pública sobre a Internet das Coisas. No release de lançamento da ação, a Comissão Europeia se diz interessada em descobrir quais enquadramentos são mais importantes para desencadear os potenciais benefícios econômicos e sociais da Internet das Coisas, assim como assegurar um nível adequado de controle dos dispositivos de coleta, processamento e armazenamento de informação. A consulta fica aberta até o dia 12 de julho.
A Comissão Europeia vem demonstrando interesse pelo assunto desde a publicação, em 2009, de de um plano de ação para a Internet das Coisas. O documento busca demonstrar o papel dos objetos conectados na governança e questões relacionadas à privacidade e segurança, além da necessidade de criação de padrões de padronização, pesquisa e desenvolvimento.
A importância da consulta pública reside no fato de que ela estabelece o primeiro grande debate público sobre a Internet das Coisas e ainda levanta questões tanto sobre os papéis da indústria quanto dos estados no que tange à implantação maciça de objetos conectados.
A consulta pública está disponível aqui.
Imagem: The Metacity