Uncategorized

Confira a edição 69 da Sala404!

Pensar a cultura digital para além da tecnologia, considerando suas consequências sociais e políticas, só é possível considerando a materialidade das plataformas e das tecnologias. Em #antropoceno, Vera Gallistl e colegas analisam a “vulnerabilidade” nos debates de ética da inteligência artificial. Eles mostram como a abordagem atual pode aprofundar as desigualdades ao criar dados sintéticos, em vez de promover a inclusão verdadeira.

Em #dataficação, estudo de Sourojit Ghosh e sua equipe explora como os modelos de IA generativa podem perpetuar preconceitos culturais, focando na Índia. A pesquisa sugere diretrizes para tornar esses sistemas mais inclusivos e culturalmente sensíveis.

Em #neomaterialismo, a importância da estética na filosofia de Bruno Latour é discutida no trabalho de Christian Frigerio, no qual a arte e a ciência são vistas como ferramentas para ampliar a sensibilidade e criar um “coletivo”. Ranjana Das investiga a “reflexividade dos dados” na #dataficação, oferecendo insights sobre como práticas socioculturais interagem com dados e algoritmos. O estudo ressalta a importância de responsabilizar instituições poderosas além dos indivíduos. Além disso, a edição apresenta a agenda do Lab404.

Confira a edição 69 aqui.