Abordagens críticas sobre a IA, criatividade pós-humana e fake news são discutidas nesta edição da Sala 404. Em #algoritmo-ia, análise de Antonini e colegas questiona a cobertura sensacionalista da inteligência artificial na mídia, defendendo a importância de uma abordagem mais técnica e informada por especialistas para tratar as controvérsias reais sobre o uso desses algoritmos.
No canal #digitalmethods, o conceito de criatividade pós-humana é visto no estudo de Wyatt e Gale, que analisa o papel do ChatGPT na cocriação de conhecimento, destacando a fusão entre agentes humanos e não humanos. Além disso, em #fakenews uma pesquisa de Rocha e colegas revela como comunidades brasileiras no Telegram articulam teorias da conspiração e negam as mudanças climáticas, expondo as complexas redes de desinformação.
No canal #neomaterialismo, o estudo de Springer Nature analisa como os objetos em Martin Eden, de Jack London, moldam o comportamento dos personagens. Usando o neomaterialismo, revela a influência dos objetos nas relações sociais e no destino individual durante a industrialização.
Confira a edição 71 aqui.