As interseções entre tecnologia, política e sociedade continuam a moldar debates urgentes. Nesta edição, artigo de Sæten discute como a escatologia climática pode desmobilizar ações políticas em #antropoceno, enquanto em #erros-falhas-perturbações, Divon e Are analisam o conceito de platform gaslighting e a forma como redes sociais minam as percepções dos usuários sobre moderação de conteúdo.
A regulação de deepfakes e seus desafios globais é objeto de pesquisa de Zheng, Shu e Li em #jornalismo-desinformação, enquanto em #privacidade-vigilancia, Pereira e colegas discutem o Muro Digital de Curitiba, um caso que ilustra a vigilância algorítmica como mecanismo de exclusão social. No campo da governança de IA, texto de Taylor e colegas no canal #política discute modelos de justiça de dados e seu impacto na redistribuição de poder.
A edição também traz uma pesquisa produzida no Lab404, uma parceria entre André Lemos e o pesquisador Walmir Estima. Trata-se de um estudo sobre a “autonomia disciplinada” e os desafios do cooperativismo de plataforma no Brasil em #trabalho.
Confira a edição 77 aqui.
