O Lab404 convida a todos para a defesa pública da tese “Smartbodies: Corpo, tecnologias vestíveis e performatividade algorítmica. Um estudo exploratório dos modos heurísticos de corporar na plataforma Fitbit” do professor assistente da UNEB e pesquisador Elias Bitencourt
A tese investiga a relação entre corpo e tecnologias vestíveis, explorando as agências que ganham relevo nessa associação e produzem as experiências de dataficação das atividades físicas. Amparada nos princípios da Teoria Ator-rede e nas abordagens neomaterialistas, as analises realizadas definem o corpo e as coisas inteligentes a partir das ações que ambos exercem sob a mediação algorítmica comum a essas associações. Com base na exploração dos mecanismos operacionais das Fitbits e do mapeamento das práticas de monitoramento dos usuários, propõe-se que os dispositivos vestíveis estabelecem conexões com o corpo que se particularizam em função de três características centrais: o aspecto algoritmicamente performativo da relação; a capacidade de aprendizagem e mimetização das ações produzidas durante a interação; e o caráter experimental e heuristicamente controlado das experiências de uso. A tese apresentada é que os modos de agir dessas associações criam condições para que os corpos e as coisas inteligentes se construam em processos de aprendizagem mútua, produzindo o que denominamos Smartbodies: instaurações (bio)infocomunicacionais que se realizam pela sensibilização dos corpos e sensores aos métodos de captura, análise e visualização de dados implementados na computação vestível. O Smartbody representa duas consequências importantes da relação entre tecnologia digital e corpo na atualidade: a tradução das experiências de aquisição corporal em acontecimentos digitalmente rastreáveis; e a instauração de corpos que, aprendendo a ser afetados pelos métodos algorítmicos, passam a se relacionar com o por intermédio de repertórios modelados computacionalmente. Diante da presença cada vez mais diluída desses objetos inteligentes no cotidiano, espera-se que as abordagens investigativas adotadas neste trabalho possam fornecer um instrumental teórico-metodológico para a análise futura de outros fenômenos da comunicação na cultura digital.
Palavras-chave: Teoria Ator-Rede, Computação Vestível, Fitbit, Performatividade algorítmica, Corpo
A Defesa pública ocorrerá no dia 30 de abril, às 14h no auditório do CADD (sala 6B) da Faculdade de comunicação (FACOM/UFBA).