Coleção Cibercultura/Lab404 (EDUFBA)
Sociologias Pragmáticas e Cultura Digital
“Sociologias Pragmáticas e Cultura Digital”, de Tiago Barcelos Pereira Salgado, é a publicação de 2022 da Coleção Cibercultura (EDUFBA/LAB404). A obra é embasada nas investigações provenientes do doutorado de Barcelos, realizado entre 2014 e 2018, e introduz noções sobre a Teoria Ator-Ree, a Sociologia Pragmática e Reflexiva e a Sociologia Política e Moral. Através destas noções, Tiago debruça sobre as noções de ação e social, relacionando-as com as ações comunicacionais on-line em redes sociotécnicas.
Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais
“Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais“, de Alê Primo, Ludimila Matos, Maria Clara Monteiro, é o mais recente livro da Coleção Cibercultura (EDUFBA/Lab 404). A obra problematiza o que são influenciadores digitais, suas práticas e interações, com base em sete dimensões de análise: fama, influência, promoção, tecnologia, conteúdo, interação e profissionalização. Mais do que simplesmente propor um método de estudo, as autoras conduzem uma reflexão crítica sobre o fenômeno, buscando ultrapassar as descrições mistificadoras e panfletárias que frequentemente permeiam os estudos sobre influenciadores digitais. O download do e-book pode ser feito por aqui.
Sociologia digital: uma breve introdução
Parece que todos os aspectos da vida social contemporânea foram, em alguma medida, afetados pelas – para usarmos o termo que se tornou canônico – tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Assim, independentemente de sabermos se a sociologia digital é um subcampo ou uma transformação geral da própria sociologia – e, por tabela, de todas as Ciências Sociais –, o o objetivo deste livro é apresentar aos jovens estudantes e pesquisadores alguns dos debates que têm sido rotulados como pertencentes à sociologia digital. O livro está livre para download aqui.
Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos
“Pesquisando Plataformas online: conceitos e métodos”, de Carlos Frederico de Brito d’Andréa, é o mais recente livro da Coleção Cibercultura (EDUFBA/Lab 404). A obra visa introduzir os Estudos de Plataforma, um campo de estudos que, desde o início da década de 2010, discute as especificidades políticas e materiais das mídias sociais e de outras plataformas online. Datificação, algoritmos, governança e os modelos de negócio das plataformas são algumas das dimensões sintetizadas no livro. De modo didático, o autor apresenta um conjunto de leituras e de experimentações metodológicas conduzidas com um diversificado grupo de colaboradoras(es) no país e no exterior. O livro está livre para download no Repositório Institucional da UFBA.
Iconomia: Introdução à crítica digital da economia industrial e financeira
Nesse trabalho, o economista, sociólogo e doutor em Economia pela Unicamp, Gilson Schwartz, propõe uma nova abordagem interdisciplinar para a economia digital, uma emergente “iconomia”. A obra busca, na história de ícones, imagens, formas e símbolos, as convergências cognitivas nos planos da teoria (dedução), pesquisa empírica (indução) e aplicações criativas, abdutivas, capazes de renovar nossos discursos, ações e projetos econômicos. O livro está disponível para download no Repositório Institucional da UFBA.
Introdução ao Estudo de Jogos
Introdução ao Estudos de Jogos de Mariana Amaro e Suely Fragoso mostra que a associação entre jogos e infância é coisa do passado. Nos últimos anos, jogos digitais e de tabuleiro cada vez mais refinados e complexos têm demonstrado a importância do público adulto em um mercado que movimenta valores da ordem dos bilhões em todo o mundo. Jogos estão em destaque nas prateleiras das lojas e nas livrarias, nas bibliotecas, bares, jornais, revistas e na televisão. O mundo acadêmico também está atento ao fenômeno, acompanhando de perto a expansão do número de pessoas que jogam, a diversificação de seu perfil e o papel da indústria dos jogos no cenário cultural, político e econômico. No centro de todos esses interesses estão os próprios jogos, que finalmente conquistaram seu lugar como objeto de interesse científico. O livro está disponível gratuitamente no Repositório da UFBA.
Introdução à análise de Rede Sociais Online
A Análise de Redes Sociais (ARS) de Raquel Recuero é uma abordagem de pesquisa cuja popularidade tem aumentado nos últimos anos, principalmente, entre os pesquisadores da área de Comunicação. É nesse âmbito que várias obras, entre artigos e livros, vêm surgindo e introduzindo o estudo dessas estruturas a partir da análise de redes e da compreensão da representação dessas redes sociais na internet. Este livro é uma pequena compilação dos principais conceitos e elementos para a compreensão e a aplicação da ARS. O livro é baseado em uma breve apresentação e histórico do paradigma, os principais conceitos, suas métricas e, finalmente, suas formas de representação e visualização. O livro está disponível gratuitamente no Repositório da UFBA.
Ciberpolítica – Conceitos e Experiências
“Ciberpolítica – Conceitos e Experiências”, de Francisco Paulo Jamil Marques, apresenta, de forma introdutória, alguns dos conceitos e casos mais relevantes de uso político da comunicação digital. Francisco Paulo Jamil Marques argumenta que, atualmente, é mais proveitoso entender dimensões particulares do uso político da comunicação digital para, aos poucos, ser possível formar um quadro mais amplo acerca dos processos políticos que têm lugar nas redes telemáticas. Para o autor, os media digitais “dialogam” com as estruturas sociais e culturais já existentes, ao mesmo tempo em que ajudam a moldá-las. Acesse o Repositório Institucional da UFBA para baixar o livro.
Jogos Locativos
“Quando um jogo pode ser considerado locativo?” Responder a esta pergunta é um dos objetivos do ebook “Jogos Locativos”, de Luiz Adolfo Andrade. O livro é uma abordagem introdutória sobre os jogos locativos, situando seu formato no âmbito dos games e na cultura digital. Andrade apresenta o gênero “jogos locativos”, descreve exemplos de games experimentados no Brasil e analisa controvérsias. Jogos locativos aponta para questões de mobilidade, games e localização em meio a cibercultura contemporânea. Para o autor, trata-se de “uma virada espacial na cultura dos games, dando ênfase às funções do espaço e do lugar nas interações entre jogo e jogadores”. “Jogos Locativos” está acessível no Repositório Institucional da UFBA.
Jornalismo Móvel
Jornalismo móvel de Fernando Firmino da Silva (UEPB) é resultado da tese de Doutorado (2013) do autor, que durante o desenvolvimento foi vencedor do Prêmio Freitas Nobre categoria doutorado do Intercom Nacional e, em 2014, selecionada como a Melhor Tese de Doutorado de 2013 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – UFBA. O livro explora o conceito de “jornalismo móvel”, aponta casos ilustrativos, controvérsias e outros aspectos, numa perspectiva histórica. O jornalismo móvel é um tema relevante para pensar questões metodológicas, conceituais e pragmáticas para o Campo da Comunicação e do Jornalismo. O livro está livre para download no Repositório Institucional da UFBA.