Uncategorized

Latour, DeLanda e Harman

Estamos, no GPC (http://gpc.andrelemos.info/blog) discutindo a TAR. Um primeiro livro foi debatido (Law, J., Hassard, J., Actor-Network Theory and After). Esse foi publicado pela primeira vez em 1999. Um clássico.

Agora estamos discutindo o A New Philosophy of Society (Continuum, 2006). Na minha primeira leitura desse livro, vi muitas similitudes entre a “Assemblage Theory” do DeLanda e a TAR de Latour. Há diferenças também em relação a alguns conceitos e posturas (virtualidade, a potência, escalas, macro-micro…). Bom, vamos começar a discutir amanhã o primeiro capítulo onde DeLanda apresenta o que ele chama da “nova ontologia do social”. Relendo, fiquei colocando Latour na discussão. Para clarear as minhas ideias, acabo de ler um texto do G. Harman que faz, como eu não teria condições de fazer, uma excelente comparação.

Aqui o link.

Vale a leitura!

A única dúvida que fiquei foi da ausência de Latour (ou da ANT em geral) nas referências do livro do DeLanda. Olhei todas e não há nenhuma. Não há nada que explique essa ausência. Nem Harman explicou isso no texto dele…Aliás ele não mencionou essa ausência!