Confira os links e notícias apresentadas na última reunião do LAB 404:
Les données, c’est pas donné (Os dados não são dados)
Federico Zannier decidiu vender por conta própria seus dados de navegação. No projeto, o autor traz a reflexão sobre a quantidade de dados que forneceos diariamente ao acessarmos a internet. Segundo ele, “se mais pessoas fizeram a mesma coisa, acho que a publicidade pode pagar diretamente a nós para obter os nossos dados pessoais. Pode parecer loucura, mas não mais do que dar a eles tudo de graça.”
Kafka, meet Orwell: peek behind the scenes of the modern surveillance state
Londres tem uma câmera de vigilância para 14 pessoas. O documentário “Kafka, conheça Orwell: espiada nos bastidores do estado de vigilância moderna” traz uma reflexão sobre o atual estado de vigilância e monitoramento da chamada sociedade moderna.
“Ninguém escuta, então, eu não posso falar”. A frase é de uma árvore, a partir da instalação da artista Rachel Knoll, que colocou um megafone em uma floresta, como a voz da árvore.
“A mídia social é usada para conectar, mas ao mesmo tempo serve como uma desconexão da vida social fora do mundo virtual. Em ouvir e repetir, um megafone modificada usa o texto em voz para recitar os tweets feitos com a tag ‘ninguém escuta’ do Twitter. O megafone… dita tweets para uma platéia de árvores”, expica Knoll.
Lumigrid é um projetor de led acoplado na frente da bicicleta. Segundo os projetistas, a ideia é dar mais segurança em viagens noturnas. Os leds são responsáveis por “mapear” e mostrar as imperfeições do relevo que vai à frente do ciclista.
From the Future of Mobile to Fancy Swag, What I Expect to See at D11 . Uma reflexão sobre a internet das coisas.