Uncategorized

Normas para os dados abertos governamentais

Num post recente da OpenGov Foundation, o desenvolvedor Bill Hunt levanta a importante questão acerca da qualidade dos bancos de dados publicados, por parte de instituições governamentais. Nos EUA, governos municipais e estaduais estão adotando políticas de dados abertos a um ritmo fantástico. Mas, observa Hunt, colocar os dados na internet é apenas o primeiro passo.

Os cidadãos que se preocupam com esses dados precisam acessá-lo com qualidade, em formatos legíveis por máquina, acessíveis em padrões comuns, tal como a Fundação Sunlight explica aqui. Só assim, através de normas amplamente aceitas e padronizadas, os usuários dos dados podem reutilizar software existente para manipular e apresentar os dados, sem ter que começar tudo do zero. Isso permite também uma fácil comparação entre diferentes bancos de dados.

No entanto, não é bem o que acontece. Hunt critica o portal do governos dos EUA, o “data.gov” dizendo que muitos dos dados publicados lá são uma “bagunça inutilizável”.

Hunt chega a dizer que se os usuários são obrigados a organizar sozinhos os banco de dados publicados, então essa publicação não representa um aumento de transparência, e sim uma barreira contra ela. Ou seja, se mal feita, a publicação de dados pode ser uma forma de dificultar o acesso a informações, por parte dos públicos interessados.