Tendo como pressuposto que as cidades contemporâneas são marcadas pelo fluxo diário de informação – jornais, propaganda, sensores, celulares, etc. – que tenta organizar as atividades humanas nos conglomerados urbanos, a pesquisa se propõe a analisar as relações entre a produção de informação e o sentido de lugar a partir da observação do fenômeno da Internet das Coisas. O projeto de pesquisa é da mestranda Talyta Singer e encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento.
Os objetivos centrais da pesquisa são identificar, mapear e catalogar experiências de utilização de objetos conectados em rede que produzam e/ou transmitam informação de forma automatizada. O pesquisa se caracteriza como um estudo empírico e descrito do estágio atual da Internet das Coisas que usa da Teoria Ator-Rede como instrumental analítico para observação de fenômeno que se dá pela agência dos não-humanos.
Em alguma medida, a Internet das Coisas pode ser observada em sistemas que coletam e contextualizam dados sobre as mais diversas atividades – desde aplicações industriais como controle de estoque até o monitoramento de condições ambientais, pessoas ou lugares. Em Salvador, por exemplo, objetos conectados já são utilizados no trânsito, uniformes escolares, trios elétricos e no monitoramento do ar.
Os primeiros passos da pesquisa se estabelecem na revisão de literatura sobre a temática, discussão do conceito de Internet das Coisas e início da observação de experiências com objetos conectados.