Evento

Pesquisador do Lab404 é finalista do Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela 2024

Walmir é mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, especialista em Relações Internacionais (IBMEC), graduado em Direito (FG) e também estudante de Jornalismo (UNICAP). O pesquisador analisa movimentos de trabalhadores em busca de mais independência e melhores remunerações em relação ao modelo tradicional de plataformas digitais – que centralizam mecanismos de governança e poder sobre as atividades econômicas na contemporaneidade.

Estudando o movimento de “cooperativismo de plataformas”, a pesquisa engloba os coletivos que se inspiram no modelo idealizado pelo movimento global mas estão falhando em se concretizar como tal – é o caso de todas as experiências brasileiras até o momento.

Confira o seu depoimento sobre o reconhecimento de sua pesquisa:

“Primeiramente, ter minha dissertação reconhecida pelo Pós-Com UFBA como a mais representativa do Programa foi uma vitória incrível pra mim… Eu não estaria na área de Comunicação se não fosse a Pós-Com. Foi nesse Programa, caracterizado pela interdisciplinaridade, que eu me encontrei como pesquisador em Comunicação, mesmo vindo da área do Direito e das Relações Internacionais.

Estar entre os finalistas do prêmio Compós, pra mim, é inacreditável. Analisando, vejo que é o resultado de um trabalho ousado meu e do meu orientador, o Prof. André Lemos. Arriscamos colocar minha pesquisa em um processo editorial de renome (com os principais nomes dos estudos de plataforma da atualidade) da Internet Policy Review. A participação no processo guiou minha pesquisa do início ao fim. Além da orientação privilegiada, tive oportunidade de ter o feedback de nomes como Thomas Poell, José Van Djik, Niels Van Doorn, entre outros… Acredito que foi o nível de julgamento a que a pesquisa foi submetida, julgamentos estes acompanhados de dicas e conselhos, que aumentou o nível do resultado final. Fui empurrado a dar o meu melhor.”