Pesquisas em Andamento

Comunicação, mediação e cibercultura (Processo: 307448/2018-5, Modalidade/Nível: PQ-1A., Vigência –  01/03/2019 a 29/02/2024)
André Lemos, Professor Poscom/UFBA, Coordenador

Pesquisa central do Lab404. Todas as pesquisas em andamento estão relacionadas com essa pesquisa. 

Resumo: Busca-se discutir o conceito de mediação, comunicação e “modos de existência” para dar conta dos novos fenômenos comunicacionais contemporâneos emergentes com a dataficação da sociedade e a agência ampliada de objetos infocomunicacionais. Com o apoio das teorias da comunicação, das sociologias pragmáticas (particularmente a Teoria Ator-Rede – TAR) e da filosofia orientada a objeto, o projeto discute esses conceitos para pensar as particularidades da comunicação em ambiente digital. A hipótese principal é que não é possível entender os produtos e processos da cultura digital contemporânea  sem levar a sério a agência dos objetos (físicos e digitais) na ação comunicacional. Trata-se de apontar para a necessidade do reconhecimento de que a agência dos objetos é central para o entendimento da implicação humana em jogo com a cultura digital. Essa hipótese nos leva a uma outra mais geral, que visa reforçar e enquadrar a discussão. Haveria, em tese, um modo de existência específico de processos, indústrias, regulações, relações subjetivas, informação etc., que chamaremos de “Modo de Existência da Comunicação” (COM).

Comunicação, Design, performatividade algorítmica e plataformas digitais. Investigações neomaterialistas acerca das experiências comunicacionais mediadas por algoritmos na era do capitalismo de dados
Elias Bitencourt, professor do Poscom/UFBA

Resumo: A pesquisa toma como ponto de partida as seguintes questões-problema: a) como o fenômeno da plataformização da sociedade produz as experiências comunicacionais na atualidade?; b) o que caracterizaria os processos comunicacionais em contextos algoritmicamente performativos?; e c) quais consequências práticas para os produtos midiáticos e para as experiências comunicacionais que emergem dessas associações entre pessoas- informação-plataformas digitais? Nossa hipótese é que a qualidade algoritmicamente performativa das associações promovidas por essas plataformas digitais reconfigura as práticas de acesso e circulação da informação e as formas pelas quais as práticas de comunicação na da cultura digital são produzidas e experimentadas. O nosso objetivo central é caracterizar, à luz das abordagens neomaterialistas e da Teoria Ator-rede os modos de agir das redes algorítmicas particulares às plataformas digitais e suas consequências práticas observáveis na tradução dos produtos midiáticos e na produção das experiências comunicacionais que emergem desse contexto.

The Gender of Smart Speakers 

André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Smart Speakers are devices that provide interactive actions from voice-activated digital assistants. Most of them come with a female voice as standard. They are “female” because a woman’s voice is docile, subservient, ready to help. This essay, addressing the Smart Speakers’ gender through Object Oriented Ontology and Actor-Network Theory, explore the legacy of sexism in computing. Performed as “cis female”, it reinforces stereotypes and misogynistic behaviors that reflect structural gender inequalities in scientific and technological objects.

Entre algoritmos e autoapresentações: o programa de recompensas do Tiktok e a performatividade na sociedade plataformizada

Thiago, doutorando; André Lemos, professor Poscom/UFBA;

Uma pesquisa sobre como o Programa de Recompensas do Criador (PRC) do TikTok influencia as práticas de autoapresentação e monetização dos criadores de conteúdo, analisando as dinâmicas de performatividade algorítmica em uma sociedade cada vez mais plataformizada. A pergunta que guia a investigação é: de que maneira o PRC impacta as práticas criativas e as estratégias de monetização dos criadores no TikTok? A pesquisa emprega um referencial teórico fundamentado nos conceitos de plataformização (Van Dijck et al., 2018), performatividade algorítmica (Bucher, 2018) e trabalho de plataforma (Grohmann, 2020), além do aporte do neo-materialismo (Coole e Frost, 2010; Gamble et al., 2019) e da teoria ator-rede (Latour, 2012). A hipótese central sustenta que os algoritmos operam como coautores na produção de conteúdo, condicionando as escolhas criativas dos criadores sem anulá-las completamente, o que gera tensões constantes entre inovação e conformidade. Este estudo se justifica pela crescente influência das plataformas digitais na economia criativa e pela necessidade de entender como os algoritmos impactam a autonomia e a sustentabilidade das carreiras dos criadores de conteúdo. Pretende-se, assim, compreender as tensões entre agência humana e algoritmos, evidenciar as implicações do PRC para a sustentabilidade das carreiras digitais e contribuir para discussões sobre regulação e transparência em plataformas digitais.

Quem vigia os vigilantes? Uma investigação do Hotjar como ator oculto durante a navegação no site do QuintoAndar

Gabriel, mestrando; André Lemos, professor Poscom/UFBA;

Este estudo explora o uso da ferramenta Hotjar no site do QuintoAndar, abordando como a coleta de dados pessoais ocorre de maneira oculta durante a navegação. Partindo do questionamento “Quem vigia os vigilantes?”, o artigo examina as implicações éticas e legais do monitoramento de usuários por meio de cookies e scripts, analisando a transparência e a conformidade dessas práticas com leis de proteção de dados. A pesquisa utiliza uma abordagem neomaterialista para desvendar a rede de atores envolvidos nessa demonstração de uma faceta do capitalismo de vigilância e propõe uma reflexão sobre a responsabilidade e os direitos de privacidade dos usuários no ambiente digital.