Uncategorized

Plataformas co-produzem fake news, aponta tese desenvolvida no Lab404

Plataformas de redes sociais agem na produção, disseminação e refutação das fake news que delas dependem. Conteúdos esses que seguem estratégias específicas identificadas pelo pesquisador do Lab404 e doutorando Frederico Oliveira (PósCom/UFBA) em sua tese “As fake news e a produção jornalística de referências” a ser defendida na próxima sexta, 5 de maio, às 14h.

A defesa será realizada em formato híbrido, de forma presencial no Auditório no INCT.DD (Sala 6B da Facom / UFBA) e on-line no canal do Lab404 no YouTube, e terá como banca os professores André Lemos (UFBA – orientador), Elizabeth Saad (USP), Lúcia Santaella (PUC-SP), Pollyana Ferrari (PUC-SP) e Tarcísio Cardoso (UFBA).

A tese analisa checagens e conteúdos falsos relacionados ao kit gay, à Vaza Jato e à Covid-19 partindo das hipóteses: a) as fake news são resultado da plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (LEMOS, 2020); e b) checagens e fake news se distinguem pelo modo como se fundamentam, pelas referências.

Os resultados demonstram que interfaces produzem tipos específicos de desinformação; determinam estratégias para que a circulação de um conteúdo falso seja ampliada; convocam públicos específicos que consomem fake news; e que ferramentas de crowdfunding e de monetização estão relacionadas à produção e à circulação de conteúdos falsos. O trabalho aponta, ainda, como o Programa de Verificação de Fatos da Meta (3PFC) interfere na noticiabilidade e nas rotinas produtivas de agências de checagem.

A tese “As fake news e a produção de referências” foi desenvolvida no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

SERVIÇO:

Defesa da tese “As fake news e a produção jornalística de referências”

5 de maio, 14h, no Auditório do INCT.DD (Sala 6B da Facom / UFBA) ou no canal do Lab404 no YouTube.

Banca composta por André Lemos (UFBA – orientador), Elizabeth Saad (USP), Lúcia Santaella (PUC-SP), Pollyana Ferrari (PUC-SP) e Tarcísio Cardoso (UFBA).