Notícia

Processo fotográfico em smartphones é tema de dissertação de integrante do Lab404

leonardo pastor

A dissertação de mestrado “Processo fotográfico: automatismo e retorno ao manual na prática da fotografia através do smartphone” de Leonardo Pastor, integrante do Lab404, foi apresentada e aprovada com distinção na última sexta, 26 de fevereiro.
Participaram da banca de avaliação o Prof. Dr. José Afonso (UFPE), como avaliador externo, o Prof. Dr. André Holanda (PÓSCOM / Lab404) e o Prof. Dr. André Lemos (PÓSCOM / Lab404), orientador da dissertação. O Prof. Dr. Guilherme Maia participou da cerimônia como representante da direção do PÓSCOM.
A dissertação foi aprovada com distinção e ilustres comentários da banca para com a pesquisa realizada. O trabalho analisou os processos fotográficos sob a ótica do uso de smartphones como ferramenta fotográfica e as, consequentes, implicações do uso deste dispositivo. Uma das questões analisadas foi  a de um “retorno ao processo manual fotográfico”, no qual os usuários postam fotos (em redes sociais, por exemplo) tratadas, com filtros, com alterações de cor, com alterações de brilho e contrate, com recortes, etc.