Mobilidade e sustentabilidade são termos cada vez mais recorrentes nas grandes capitais do planeta. Assim como toda grande metrópole busca alternativas para o bom fluxo no deslocamento de pessoas, a preocupação com o meio ambiente nunca foi tão pautada como necessidade humana.
Na tentativa de abordar os dois conceitos enquanto estimula o uso da bicicleta como meio de locomoção e mecanismo de diminuição da poluição, um grupo de ciclistas resolveu tentar unificar os mapas de ciclovias e rotas do Rio de Janeiro, em um único mapa, feito colaborativamente por qualquer pessoa.
No site da Mobilize, os ciclistas Arlindo Pereira, Marcos Cavalcanti, Rodrigo Abreu e Zani explicam que a ideia é levar para quem anda de bicicleta a possibilidade de definir as melhores rotas para se locomover, independente da existência de ciclovias demarcadas pelos órgão públicos. Segundo os autores, para participar o ciclista só precisa solicitar a inscrição em um fórum e começar a fazer parte dos demarcadores de rotas.
No mapa é possível consultar ciclovias, rotas alternativas e informações de quilômetros e dicas sobre tipos de piso e rotas proibidas para circulação.