Uncategorized

Semestre 2013.2

O lab404 retoma suas atividades no semestre 2013.2.

Vamos terminar a discussão dos livros  LATOUR, B. Enquête sur les modes d’Existence., La Découverte., 2013 e  MAYER-SCHONBERGER, V., CUKIER, K. , Big Data. Kamon Dolar Book/Houghton Mifflin Harcourt, 2013, e começar os novos: BARTSCHERER, T, COOVER, R., Switching codes : thinking through digital technology in the humanities and the arts., The University of Chicago, 2011 e  BURDICK., A. et al. Digital Humanities. Massachusetts Institute of Technology, 2012.

Como produtos, estamos fechando parceria com a EDUFBA para a produção de dois e-books anuais, terminado o projeto Wi-Fi Salvador, e preparando novas versões dos encontros do projeto “Interseções”, com a possibilidade de trazermos convidados internacionais. Um deles já está confirmado, o Professor Rob Shields, da University of Alberta, que fará uma conferência em março de 2014. Pesquisadores do Lab404 devem participar de congressos nacionais e internacionais e publicar artigos em periódicos ou capítulos de livros.

Devemos ter, no início de 2014, as defesas de pesquisadores do Lab404 com as teses de doutorado de André Holanda (tabletes e TAR) e Thiago Falcão (Games e TAR), e as dissertação de mestrado de Talyta Singer (IoT e TAR) e Leonardo Ferreira (Games e TAR). O lab404 continua a sua vocação de formar pesquisadores em níveis de mestrado e doutorado e aponta com um dos laboratórios que tem se destacada na discussão da Teoria Ator-Rede na área da cibercultura e dos estudos de comunicação no país.

Em novembro de 2013, o coordenador do Lab, André Lemos, lança, pela Annablume, SP, o livro “A Comunicação das Coisas. Teoria Ator-Rede e Cibercultura”, com prefácio de Massimo di Felice.