TESES
“Eu como trans eu não existo!”: formatação, visibilidade e exclusão de pessoas trans* em aplicativos de relacionamento
Amanda Nogueira (pesquisadora responsável); André Lemos (orientador)
Resumo: É objetivo desta pesquisa investigar de que forma e em quais condições plataformas digitais, especialmente aplicativos de relacionamento, a partir da análise algorítmica de seus sistemas, têm operado na exclusão da transgeneridade, em contexto de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica. Esta pesquisa tem cunho quali-quantitativo e se debruça sobre a análise de plataformas digitais em que controvérsias envolvendo o banimento de pessoas trans* foram identificadas. A investigação mantém abordagem neomaterialista, tendo como referência teórico-metodológica a Teoria Ator-Rede, em diálogo com o método passo-a-passo de análise de aplicativos, em que são utilizados procedimentos metodológicos similares, satisfazendo, em aspecto fundamental, os questionamentos: que lógicas de negociação para a expressão de gênero e sexualidades são construídas pelas materialidades das plataformas digitais? E, ainda mais especificamente, as lógicas algorítmicas das plataformas digitais podem ser compreendidas como operadoras para a formatação e exclusão de pessoas trans*?
Youtubers brasileiros em Portugal: um estudo sociotécnico sobre a criação de conteúdos digitais no curso da vaga de imigração iniciada em 2017
Dalvacir Andrade (pesquisador responsável); Helena Sousa ( orientadora – Universidade do Minho); André Lemos (coorientador)
Resumo: O estudo investiga as ações comunicacionais de Youtubers brasileiros em Portugal, no contexto da onda de imigração que teve início em 2017, usando como base a matriz de pensamento neomaterialista e os princípios da Teoria Ator-Rede. Busca-se compreender como as plataformas digitais, especialmente o YouTube, influenciam a configuração do trabalho digital no âmbito das migrações, com foco especial na recente vaga migratória do Brasil para Portugal.
Eu S.A. : autoapresentação nas plataformas de redes sociais
Thiago Assumpção (pesquisador responsável); André Lemos (orientador)
Resumo: Investiga como as plataformas Instagram e TikTok, a partir de seus agenciamentos, coproduzem a autoapresentação de influenciadores digitais brasileiros. Parte-se da hipótese de que a materialidade das plataformas digitais modifica a autoapresentação do usuário, mimetizando estratégias de construção de marca, na quais sujeito e mercadoria se confundem. Essa dinâmica é o “Eu S.A.”: o modo como um usuário se apresenta como marca, que resulta do entrelaçamento entre plataformas, dataficação e performatividade algorítmica. A proposta mapeia tal processo, demonstrando como as plataformas, suas interfaces e algoritmos, a marca de celular usado, os influenciadores, as práticas de uso e gramáticas da plataforma, assim como as comunidades de usuários se entrelaçam.
Redes de feminicídio em Salvador: presença e atuação de objetos da comunicação na prática do stalking
Flávia Sofia (pesquisadora responsável); André Lemos (orientador)
Resumo: Os objetos infocomunicacionais serão chamados a falar sobre sua participação nas redes híbridas que produzem o fenômeno do feminicídio, em especial no que se refere à prática do Stalking (perseguição e quebra de privacidade das vítimas). Através de uma abordagem neomaterialista, não-atropocêntrica, a pesquisa quer identificar a ação das plataformas digitais no fenômeno da morte tipificada de mulheres na cidade de Salvador.
Certificações hacker e a profissionalização dos erros digitais para a privacidade e a segurança
Alessandra Olinda (pesquisadora responsável); André Lemos (orientador)
Resumo: Experiências técnicas e tecnológicas, tanto em plataformas quanto em dispositivos, estão sempre em processo de melhoria. Muitas dessas melhorias voltadas para questões de privacidade e segurança. Melhorias que são soluções pontuais para erros específicos. Erros estes que são fundamentais para a construção e o desenvolvimento da cultura hacker, dado que o objetivo deste grupo identitário é encontrar brechas e falhas em sistemas e oferecer soluções. A cultura hacker nunca foi oculta, dado que seus membros sempre buscaram o reconhecimento pelos seus feitos. Contudo, as habilidades e o conhecimento técnico que antes geravam perturbações em contextos sociais, políticos e econômicos, hoje são legitimados enquanto possibilidade de manutenção do status quo a partir da profissionalização do hacker. Se hackers deixam de atuar como um movimento de contra cultura e resistência, quem vai ocupar esse lugar? A inteligência artificial? A pesquisa revela o impacto da cooptação da cultura hacker pelo capitalismo utilizando como referência o pensamento neomaterialista e a Teoria Ator-Rede.
DISSERTAÇÕES
TCC
Discriminação Racial e Socioespacial contra Motoristas e Passageiros Negros Mediada pelo Aplicativo de Transporte Uber
Igor Cordeiro (pesquisador responsável); André Lemos (Orientador)
O surgimento dos serviços de transporte privado por aplicativo representou uma grande inovação que revolucionou de forma significativa a mobilidade urbana em todo o mundo. O que em princípio demonstra ser em termos estritamente pragmáticos e operacionais apenas mais um exemplo do uso da tecnologia em prol da sociedade, no entanto, pode escamotear graves problemas éticos e sociais condicionados por critérios discriminatórios contra usuários dos aplicativos de transporte privado. Com base nesse problema, a pesquisa se dedicar ao estudo da relação entre as novas tecnologias digitais e a (re)produção de desigualdades, tendo como objetivo analisar a discriminação racial e socioespacial contra motoristas e passageiros negros mediada pelo aplicativo de transporte Uber, na cidade de Salvador-BA. O estudo buscará compreender como preconceitos e exclusões condicionam a interação de pessoas negras com a mencionada plataforma tecnológica de mobilidade.
A influência das materialidades digitais das plataformas de registro do desempenho na prática esportiva amadora
Mauricio Viana (pesquisador responsável); André Lemos (Orientador)
A partir dos conceitos de Dataficação da Vida, da Quantificação do Eu e do Corpo visto como dado, a presente pesquisa busca analisar se existe uma influência das materialidades digitais dos aplicativos de registros de desempenho na melhora da performance dos esportistas amadores. O objetivo é realizar análises descritivas dos dados de cada aplicativo, que medem tempos, distâncias, golpes e participações, ao mesmo tempo que entrevistas para ver como os atletas amadores percebem como funciona essa mediação nas modalidades da corrida de rua, do futebol e do tênis por apresentarem diferentes características. Com isso, busca perceber as modificações na performance e seus respectivos dados de uma atividade que deveria ser voltada mais ao lazer do que à competição contra os números. No entanto, essa realidade de mensuração dos dados, antes restrita aos atletas profissionais, já faz parte da rotina de diversos atletas amadores.
Letterboxd e neutralidade algorítmica: uma análise da “Official Top 250 Narrative Features
João Vítor Sena (pesquisador responsável); André Lemos (Orientador)
Desenvolvida em 2011, “Letterboxd” é uma rede social que tem como objetivo proporcionar um espaço virtual para a descoberta e discussão de filme entre seus usuários, que avaliam os títulos hospedados na plataforma com notas que variam de meia à cinco estrelas. Submetidas ao algoritmo da plataforma, essas passam por uma média ponderada e os títulos são elencados em listas que se organizam de acordo com tópicos específicos. Tendo isso em vista, este trabalho pretende analisar como o Letterboxd sustenta sua neutralidade algoritímica através da análise da lista “Official Top 250 Narrative Features”, que ranqueia os 250 longa-metragens narrativos mais bem avaliados na plataforma, estudando o impacto de modificações técnicas realizadas em 2023 na diversidade de títulos no ranking, haja vista as denúncias de xenofobia por parte de usuários do Letterboxd, que criticam o “consenso global” defendido pela plataforma. Para isto, este trabalho utiliza a Wayback Machine com o objetivo de acessar versões anteriores da lista, assim como as notas dos filmes antes das modificações serem implementadas.