No dia 11 de dezembro de 2024, o pesquisador do Lab404 Walmir Estima ministrou a palestra “Colonialismo de Dados e Soberania Digital” no Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea, realizado no Auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (PAF I), no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
No dia 11 de dezembro de 2024, o pesquisador do Lab404 Walmir Estima ministrará a palestra “Colonialismo de Dados e Soberania Digital” no Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea, realizado no Auditório João Gonçalves do Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (PAF I), no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A palestra abordará como os sistemas sociotécnicos contemporâneos – mediados por plataformas digitais, dados e algoritmos – perpetuam relações históricas de exploração e dominação. Walmir destacou movimentos que buscam maior autonomia e soberania digital, entendida como a capacidade de autogoverno de atores locais frente ao domínio de gigantes da economia digital, como Google, Amazon, Facebook, Apple, Microsoft e Nvidia.
O evento promove uma reflexão crítica sobre os desafios éticos e políticos impostos pela economia digital contemporânea, reunindo pesquisadores, estudantes e membros da sociedade civil para debater o impacto dessas dinâmicas na atualidade.
A palestra abordou como os sistemas sociotécnicos contemporâneos – mediados por plataformas digitais, dados e algoritmos – perpetuam relações históricas de exploração e dominação. Walmir destacou movimentos que buscam maior autonomia e soberania digital, entendida como a capacidade de autogoverno de atores locais frente ao domínio de gigantes da economia digital, como Google, Amazon, Facebook, Apple, Microsoft e Nvidia.
O evento promoveu uma reflexão crítica sobre os desafios éticos e políticos impostos pela economia digital contemporânea, reunindo pesquisadores, estudantes e membros da sociedade civil para debater o impacto dessas dinâmicas na atualidade.