Notícia

W'nderer Writer e a Volta ao Mundo: jornada, narrativa, dispositivos digitais e serviços online

(imagem de Fernando Palácios)

Um personagem em busca da próxima grande “Maravilha da Humanidade” é o mote-guia de Fernando Palácios para atravessar diversos países escrevendo um romance via celular, enquanto registra o processo e interage através da web.

(imagem de Fernando Palácios)

Um trajeto de seis meses pela América Latina e Europa com apenas a bagagem de mão, transformando as vivências no material para a feitura de um romance ficcional totalmente escrito, uma página por dia, num aparelho celular. Esse é o intuito do publicitário e escritor Fernando Palácios em “A Nova Maravilha”, tendo ainda o Twitter, o Facebook e um site pessoal como plataformas para garimpar dicas, circular informações, decidir futuros rumos e registrar as experiências.

O AdNews trata o projeto como um Alternate Reality Show, mistura de Alternate Reality Game e Reality Show, criado no percurso de 18 lugares e cerca de 450.000 caracteres – o que equivaleria a 3200 mensagens de SMS –, em capítulos semanais.

Publicitário formado em Comunicação Social na USP, professor da área de transmídia na USPN e membro fundador do que seria o primeiro escritório de consultoria em Storytelling no Brasil (o Storytellers Brand ‘n’ Fiction), Fernando parte do seguinte enredo: o riquíssimo Cezar Goldman, vivendo isolado numa pirâmide asteca de cristal no meio da floresta amazônica, convoca um encontro para declarar a pretensão de investir toda a fortuna dele na construção da nova “Maravilha do Mundo”, deixando como missão a um grupo de pessoas – entre elas “Dodô” Domingos –, revelá-la ao empresário antes do aniversário de 60 anos dele, em 21 de dezembro de 2012.

W’nderer Writer, Fernando, Dodô – realidade e ficção em múltiplas versões

É próprio da iniciativa – aparentemente – borrar fronteiras entre acontecimentos reais e fabulações. Na página do Facebook dedicada ao projeto, no ar desde setembro de 2011, comentários de Fernando e de amigos/familiares misturam-se a relatos fantásticos. Num post de 02 de maio de 2012, falando sobre si, do planejamento para a partida e da dificuldade de financiamento, o autor narra que, diante do impasse negócios versus arte, decidiu redirecionar a própria vida, embarcando numa jornada espiritual na floresta. Numa noite, durante uma expedição com um grupo índios, o primeiro contato empresário Goldman e com a questão: seria Cezar capaz de desfazer-se de tudo o que possuía em favor de uma nova “Maravilha”? Apesar da conclusão negativa, o encontro inspirara Fernando a escrever sobre o tema.

Noutra versão, um homem (Fernando? O “W’nderer Writer”? “Dodô” Domingos, personagem principal do primeiro capítulo do romance), após uma ruptura com o sócio e a noiva, decidido a viver como escritor, teria passado pelo mesmo encontro na floresta, diferindo na resolução: para o benfeitor, os sinais que indicariam o marco estariam espalhados pelo mundo, sendo preciso decifrá-los, como num grande jogo. Já conforme o primeiro capítulo publicado, “Dodô” receberia a missão numa reunião de negócios com vários outros personagens na selva.

(imagem de Fernando Palácios – planejamento da empreitada)

Uma difícil jornada

Uma possível explicação para as mudanças talvez venha da própria dificuldade de realização e das incertezas quanto ao trajeto/financiamento. Avaliado inicialmente em R$28.000, sendo planejado para dezembro de 2011, era o intuito arrecadar o dinheiro necessário através de crowdfunding, mas não foi conseguido o total dentro do prazo estabelecido pelas regras do site (“apenas” R$2560 no período – que acabaram não sendo liberados).

No vídeo abaixo, Fernando explica um pouco da ideia enquanto tenta arrecadar fundos com uma versão preliminar do roteiro.

EM BUSCA DA NOVA MARAVILHA from Fernando Palacios on Vimeo.

Inspiração e preparação

Em um ebook, Fernando dá os antecedentes do projeto. O principal, um tour pela Europa em 2010, todo narrado em redes sociais, sendo escrito, fotografado e publicado através do celular, episódio que levou à ideia seguinte: levar consigo três celulares (um como máquina de escrever, outro como câmera fotográfica e gravadora de vídeo, um último como meio de comunicação), visitando “Maravilhas” indicadas por meio de votação no facebook, e escrever um romance. Como ele explica na publicação, além de um exemplo sobre narrativas transmidiáticas para usar em aula, ele queria “provar que é possível produzir nômade”.

Entre as regras publicadas em 28 de março, estão:

– Viver seis meses apenas com a bagagem de mão;

– Escrever o livro pelo celular, uma página de ficção por dia;

– Visitar uma Maravilha a cada dez dias.

W’nderer Writer e a Volta ao Mundo / A Nova maravilha está marcado oficialmente para iniciar em 16 de maio de 2012, em Frankfurt (Alemanha) e pode ser acompanhado através das páginas oficiais.

 (imagem de Fernando Palácios – roteiro)

SAIBA MAIS:

A Nova Maravilha

Site oficial: http://www.proximamaravilha.com/

1º Capítulo: http://www.slideshare.net/wwriter/a-nova-maravilha-s01e01

Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/proximamaravilha

Twitter: @w_writer

Ebook sobre o projeto: http://www.slideshare.net/wwriter/wnderer-writer-e-a-volta-ao-mundo

Outros:

Site sobre histórias mantido por Fernando e outros: http://storieswelike.blogspot.com.br/

Entrevista com Fernando para o Trespontos sobre Storytelling: http://www.trespontosbrasil.com/blog/transmidia-storytelling-entrevista-com-fernando-palacios-mais-do-que-contar-uma-historia-e-preciso-cria-la-2/

Curso: http://www.espm.br/inovacao/curso.asp?cursoID=47

Contatos:

palacios@storytellers.com.br