Uncategorized

Lab404 no ABCiber: Gabriel Goes analisa tags e scripts invisíveis na dataficação de usuários em ONGs de saúde

O pesquisador Gabriel Góes, membro do Lab404, teve seu trabalho aceito no XVIII Simpósio Nacional da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), que será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

A apresentação integra o Painel Temático “Capitalismo de dados, capitalismo de plataforma e capitalismo algorítmico”, e terá como foco a atuação de agentes ocultos e a tecnopolítica da dataficação no contexto de ONGs de saúde pública.

O trabalho intitulado “Agentes ocultos e tecnopolítica: a dataficação do usuário em ONGs de saúde pública”investiga como scripts de terceiros e sistemas de monitoramento digital, como Google Analytics, Hotjar e DoubleClick, atuam como actantes invisíveis na relação entre usuários e organizações da sociedade civil, com destaque para a ONG ACT Promoção da Saúde e a campanha Reforma Saudável.

A partir da Teoria Ator-Rede (TAR), a pesquisa analisa como essas tecnologias de rastreamento se inscrevem em lógicas de controle, vigilância e influência política, revelando como dinâmicas típicas do capitalismo de plataforma extrapolam o setor privado e alcançam o campo das ONGs.

A data e horário exato da apresentação ainda serão divulgados.