O Lab404 anuncia a data de defesa da tese de doutorado da pesquisadora Dalvacir Andrade, intitulada “Youtubers e Migração: A dinâmica comunicacional sociotécnica do trabalho digital de imigrantes brasileiros em Portugal“.
A defesa será realizada no dia 24 de outubro, às 14h em Portugal (10h no Brasil).
Seguindo o regulamento acadêmico da Universidade do Minho, a sessão será aberta apenas ao público presente, com a participação por videoconferência restrita aos membros externos do júri. Por esse motivo, não será possível acompanhar a defesa de forma online. A comunidade do Lab404 envia desde já suas vibrações e energias positivas à pesquisadora!
A tese foi orientada pela Profa. Dra. Helena Sousa e coorientada pelo Prof. Dr. André Lemos.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Felisbela Maria Carvalho Lopes (Universidade do Minho)
Vogais:
- Doutora Maria Helena Costa de Carvalho e Sousa (Orientadora – Universidade do Minho)
- Doutora Maria Rosa Soares Pedrosa Cabecinhas (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
- Doutor José Gabriel Oliveira Andrade Júnior (Universidade do Minho)
- Doutor Alberto Manuel Teixeira de Sá (Universidade do Minho)
- Doutor Manuel Miguel Chaparro Escudero (Universidade de Málaga)
- Doutora Issaaf Santos Karhawi (Universidade de São Paulo)
Resumo da Tese
Esta investigação analisa a relação de trabalho entre imigrantes brasileiros criadores de conteúdo e o YouTube, no contexto da onda migratória do Brasil para Portugal iniciada em 2017. A partir de uma abordagem neomaterialista, examina como as infraestruturas da plataforma moldam ações comunicacionais, práticas laborais e narrativas sobre a imigração. Fundamentada na Teoria Ator-Rede (Latour, 2012) e na Metodologia Neomaterialista da Comunicação Associal (Lemos, 2020b), articula observação online de 32 canais, análise material-discursiva, entrevistas e conversas informais, compondo uma cartografia em quatro etapas: modo, inventário, transdução e reagregação. Os resultados indicam que, sob o regime de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (Lemos, 2021), a experiência migratória é convertida em produto midiático, circulando como commodity num mercado de atenção. Os canais atuam como mediadores, auxiliando no planejamento e integração social, mas suas produções são atravessadas por lógicas de engajamento, competição por visibilidade e precarização algorítmica. Ao destacar materialidades da plataforma na conformação do trabalho criativo, esta pesquisa contribui ao debate entre migrações, comunicação digital e trabalho de plataforma.