Pesquisas em Andamento

ERROS, FALHAS E PERTURBAÇÕES NA CULTURA DIGITAL. Por uma epistemologia do fracasso no campo da comunicação (CNPQ – BOLSA PQ – 2024 – 2029)

André Lemos, Professor Poscom/UFBA, Coordenador

Resumo: Este projeto de pesquisa busca, a partir de um aprofundamento teórico-metodológico do “neomaterialismo”, realizar uma investigação dos produtos, processos e problemas da cultura digital tendo como ponto de partida os erros, falhas e perturbações gerados pela cultura digital em três áreas: Inteligência Artificial, Plataformas digitais e Infraestrutura Digital. Busca consolidar um pensamento neomaterialista no campo da comunicação e analisar produtos da cultura digital tendo como operadores metodológicos os disfuncionamentos da atual cultura digital. Para isso, a metodologia utilizada parte desse pressuposto teórico propondo analisar casos concretos nos três domínios escolhidos. A premissa é de que, pela abordagem teórico-metodológica neomaterialista, a investigação sobre erros, falhas e perturbação em sistemas digitais são importantes instrumentos para revelar problemas político e comunicacionais atuais tais como fake News, colonialismo e soberania de dados, datificação, plataformização, performatividade algorítmica, vieses, vigilância e ameaça à privacidade, entre outros fatores. Identificar controvérsias, erros, falhas e perturbações é uma forma de revelar agenciamentos em jogo e gerar entendimento sobre os problemas da cultura digital no mundo e particularmente no Brasil. Para cada um desses três objetos de investigação, pesquisas serão realizadas no Lab404. A pesquisa busca então, aprofundar uma discussão teórico-epistemológica importante no campo das ciências humanas e sociais (neomaterialismo); Desenvolver estudos em uma área pouco explorada, como os erros na cultura digital; consolidar a metodologia que tem sido no Lab404; Realizar cursos de graduação e pós-graduação sobre o tema e produzir artigos, livros, capítulos de livro e; Formar pesquisadores de alto nível (mestrado e doutorado).

Governança de Inteligência Artificial no Brasil e em Portugal: Cruzamentos e tendências (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2024 – Programa Conhecimento Brasil – Processo: 443943/2024-9)

Coordenador: André Lemos, Prof. Dr. Poscom/UFBA

Equipe: Dr. Frederico Oliveira (Pesquisador), Dra. Amanda Nogueira (Pesquisadora), Dra. Dalvacir Andrade (Pesquisadora), Alessandra Olinda (Doutoranda), Flávia Sofia (Doutoranda), Thiago Assumpção (Doutorando), Walmir Estima (Doutorando), Gabriel Goes (Mestrando), Giovanni Della Dea (Graduando)

Resumo: Propõe a investigação e análise de aspectos da governança da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e em Portugal, destacando as políticas de regulação, os impactos no jornalismo e na desinformação, bem como vieses e falhas dos sistemas de IA usados em ambos os países. A partir da cooperação com pesquisadores brasileiros radicados em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Portugal, realiza a análise comparada, a partir de estudos de caso, das políticas regulatórias e a disseminação do conhecimento por meio de workshops e seminários internacionais. O estudo visa contribuir para a formulação de diretrizes regulatórias que contemplem as especificidades culturais, políticas e tecnológicas de ambos os países, além de fomentar o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores brasileiros, radicados no Brasil e em Portugal, e estrangeiros. A hipótese é que a IA, especialmente a Inteligência Artificial Generativa, coloca problemas em três campos principais para as ciências da comunicação: a dimensão política de regulação, leis e projetos governamentais estratégicos para a área que defenda a soberania e os ideais democráticos em prol do comum; a dimensão informativa, como impacto na prática jornalística e na criação e disseminação de desinformação; e nas perturbações socioculturais e ambientais causadas pelos seus vieses e erros em questões de gênero, raça, vigilância, ameaça à vida privada e o consumo de energia e minerais nas infraestruturas para geração e de modelos e uso da IA na atual sociedade de plataformas.