No próximo Encontros do Lab404 receberemos Felipe Fonseca, doutorando e Marie Curie Research Fellow no projeto OpenDoTT (Universidade de Northumbria/Fundação Mozilla), falando sobre diferentes práticas sociais de reuso de matéria nos projetos de smart cities. O Prof. André Lemos (UFBA), coordenador do Lab404, e o mestrando e pesquisador do Lab404, Thalis Macedo (UFBA), serão os debatedores desta edição. O encontro será no canal do Youtube do Lab404 nesta sexta-feira (21), às 14h30.
O debate abordará sobre circunstâncias de cidades e regiões que são em grande medida o cenário da reprodução de desequilíbrios contemporâneos. Não apenas a desigualdade socioeconômica, como também a destruição de ecossistemas e o desperdício de materiais. A introdução de tecnologias na vida urbana costuma passar ao largo de tais questões. A pesquisa de Felipe aplica essa percepção a diferentes práticas sociais de reuso de matéria. Ao invés de focar na perspectiva superficial em projetos de smart cities, segundo a qual a gestão de resíduos seria mero problema logístico que requer soluções informacionais objetivas e predeterminadas, explora outros caminhos. Interessa-se por entender cidades como entidades generosas, que podem promover em suas comunidades os consertos, o upcycling e a recirculação de objetos e materiais para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais.
Felipe Schmidt Fonseca é doutorando e Marie Curie Research Fellow no projeto OpenDoTT (Universidade de Northumbria / Fundação Mozilla). Foi fundador de iniciativas de cultura digital experimental como a rede MetaReciclagem, o coletivo Mutirão da Gambiarra, a plataforma Rede//Labs, o projeto Ciência Aberta Ubatuba, o espaço de trabalho coletivo Ninho, entre muitas outras. Vive em Berlim desde 2020.
O link para ativar as notificações da live pode ser acessado aqui.